Manhuaçu se mobiliza no Dia da luta contra a AIDS

aids-teste-2 aids-teste-3 aids-teste-4Com o slogan “A vida é mais forte que a AIDS”, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde e a Coordenação de Atenção Primária promoveram nesta quinta-feira, 1º de dezembro, marcando a passagem do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a distribuição de panfletos informativos.

Em um stand montado no calçadão da Praça Cordovil Pinto Coelho, em frente ao Coreto, profissionais da saúde distribuíram panfletos, orientaram a população e tiraram dúvidas sobre a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. O stand funcionou durante todo o dia. No local também foram disponibilizados preservativos para os interessados.

Foram oferecidos testes rápidos para detecção de quatro tipos de DST’s, incluindo AIDS, Sífilis e Hepatites. Os testes foram feitos no Auditório da Igreja Presbiteriana, no Centro e o resultado liberado em 20 minutos. Uma preocupação dos profissionais é em relação à Sífilis, DST que tem registrado aumento no número de casos na região.

Segundo a enfermeira Eliane Seabra Dutra, no local dos testes, feitos de forma sigilosa para o paciente, houve acompanhamento de um psicólogo. No caso do resultado do exame positivo para alguma doença, o paciente recebeu encaminhamento para unidades de saúde e principalmente para especialistas na Policlínica Municipal.

Segundo balanço ao final do trabalho, na tarde desta quinta-feira, 170 pessoas passaram pelos testes rápidos de detecção de DST’s que incluiu os quatro exames.

A coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Adriana Verly, informou que além desse Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a população tem a disposição os testes rápidos em todas as 19 unidades de Equipes de Saúde da Família (ESF) do município, com o processo de descentralização do serviço iniciado em meados deste ano. Os testes são marcados e disponibilizados uma vez por semana em cada ESF.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *