Delegacia do Serviço Militar de Manhuaçu encerra atividades

Tenente Gilson Exercito (29) Tenente Gilson Exercito (33) Tenente Gilson Exercito (43) Tenente Gilson Exercito (47) Tenente Gilson Exercito (48) Tenente Gilson Exercito (53)Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 24/11, o comando da 12ª Circunscrição do Serviço Militar oficializou o encerramento das atividades da 15ª Delegacia do Serviço Militar, de Manhuaçu, responsável pela Junta do Serviço Militar de 22 municípios. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro da Câmara de Manhuaçu e marcou também a despedida do militar do Exército Brasileiro responsável pelo órgão, tenente Gilson Araújo, que assumiu o cargo em 2014 e está sendo transferido para Manaus, no estado do Amazonas.

Estiveram presentes, autoridades militares, civis e políticas, entre elas, o comandante da 12ª Circunscrição do Serviço Militar (12ª CSM), sediada em Juiz de Fora, tenente coronel Alexandre Petrini Leonardo, o prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, o prefeito de Luisburgo José Carlos, o Delegado Regional de Manhuaçu, Dr. Carlos Roberto de Souza.

Também compareceram à solenidade, o Comandante do 11º BPMMG, Tenente-coronel Sérvio, o comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, tenente Flávio Mota, bem como o delegado de Polícia Civil, Dr. Getúlio Vargas de Lacerda e secretários municipais de governo.

Após o pronunciamento do comandante da 12ª CSM, tenente coronel Leonardo, tenente Gilson foi agraciado com uma placa entregue por sua esposa e filha. Servidores civis da Delegacia do Serviço Militar também foram homenageados.

Tenente Gilson se disse honrado por ter exercido o cargo e afirmou que parte com tristeza, mas com a certeza do dever cumprido.

“Toda despedida é momento de dor, mas alegro-me por saber que em Manhuaçu deixo amigos, parceiros que muito colaboraram para que eu possa exercer um bom trabalho à comunidade ”, destacou Ten. Gilson.

FECHAMENTO DA DELEGACIA NÃO PREJUDICARÁ O ALISTAMENTO

Tenente coronel Leonardo esclareceu que o encerramento das atividades da delegacia não afetará o processo de alistamento militar em Manhuaçu e região.

Ele explicou que o alistamento tradicional, de forma presencial, será mantido normalmente, através da Junta do Serviço Militar – órgão municipal que funciona no mesmo endereço da delegacia, no centro de Manhuaçu -, e que partir de 2017 os jovens terão também a opção do alistamento online, através da Internet, por meio de várias plataformas digitais:

“O Serviço Militar passa por profundas modificações em todo o país, por etapas, visando adequar à nova realidade, que é baseada na tecnologia digital. Neste ano, na 4ª Região Militar, que abarca, sobretudo, o estado e Minas Gerais, está sendo implantado em caráter experimental, mas no Comando Militar do Nordeste já houve a implementação desse sistema de alistamento online com bastante êxito”, disse o oficial.

O alistamento poderá ser realizado pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Após o alistamento online, o jovem receberá um número de protocolo e poderá, por meio do site, saber ser prossegue na Seleção para o Serviço Militar das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Jailton Pereira – Portal Caparaó

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *