Cadastramento escolar será de 13 a 17/06, em Manhuaçu

Flyer_interiior A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira, 25/5, uma reunião com coordenadoras das escolas municipais. O objetivo foi tratar do Cadastramento Escolar 2017 para garantia de vaga no Ensino Fundamental da Rede Pública, que ocorre no próximo mês. Os pais de crianças com seis anos completos ou que irão completar essa idade até junho de 2017 devem estar atentos, conforme explica a secretária Gelvânia Câmara.

O cadastro para o próximo ano letivo ocorre entre os dias 13 e 17 de junho. “Todos os pais devem procurar qualquer unidade escolar do município para fazer o cadastro” – explica Gelvânia Câmara ao ressaltar que a finalidade do cadastro é para que haja planejamento escolar para o próximo ano. Ela ainda explica que o cadastro é diferente da matrícula. A matrícula ocorre somente no mês de dezembro. “Os pais devem levar certidão de nascimento ou RG da criança, duas fotos 3×4 e um comprovante de residência recente em nome do responsável pela criança. Porque o cadastro é feito preservando a escola mais próxima da residência da criança” – pontua a secretária de Educação.

Cabe ainda lembrar aos pais de crianças portadoras de necessidades especiais que é necessário apresentar um relatório médico comprovando a deficiência da criança para que também seja planejado o atendimento a ela. “Queremos alertar que, o pai que não cadastrar sua criança corre o risco de ficar sem vaga em escola próxima de sua residência, ou até mesmo de não conseguir vaga. Por isso a importância do cadastro” – finaliza Gelvânia Câmara.

Importante ressaltar que também será feito cadastro de alunos vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares. Estes devem apresentar comprovante de escolaridade original e cópia. Jovens que desejam retomar os estudos também serão cadastrados.

Segurança no transporte escolar

A Secretaria de Educação também está deflagrando nas escolas municipais uma campanha pela segurança no transporte escolar. Nesse sentido, conforme destaca a secretária Gelvânia Câmara, todos os motoristas, tanto servidores do município ou de empresas que prestam serviço para o município, passaram por um treinamento no princípio deste mês de maio, feito por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros.

A segunda parte da campanha se trata da conscientização das crianças com relação à importância do comportamento adequado dentro do veículo escolar. “Queremos que as escolas conversem com elas sobre a importância do uso de cinto de segurança. Sabemos que o cinto não é simplesmente um enfeite, mas é para a segurança do usuário. E muitas crianças não gostam, já tivemos casos da criança estar portanto um estilete e cortar o cinto” – lamenta a secretária de Educação. “Então a campanha é para que conservem e usem o cinto, para que permaneçam assentadas no ônibus e assim a gente evite transtornos” – defende Gelvânia Câmara ao conclamar as famílias para que se envolvam e conversem com seus filhos sobre a importância do comportamento adequado no transporte escolar.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *