Manhuaçu: Novos aliados no combate ao Aedes

O Governo de Manhuaçu está mobilizando todo mundo para o combate ao Aedes Aegypti. A cada momento aumenta o número de aliados nesta batalha. O município é mais um dos milhares do país que convivem com vários casos suspeitos de doenças provenientes da picada do mosquito transmissor.

A coordenadora do setor de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Muniz, tem visitado vários locais, a fim de levar a atual situação do município, relacionada ao número de casos suspeitos de doenças como Dengue e Febre Chicungyua. Além disso, a servidora tem convocado vários seguimentos da sociedade a entrar nessa guerra. “Não é mais questão somente de orientação e sim de ação. Queremos a população arregaçando as mangas e nos apoiando nesta causa” – disse.

Na manhã desta quinta-feira, 4, a líder do “movimento anti-aedes” esteve no SAAE. Lá conversou com toda a equipe da autarquia e orientou sobre as medidas a serem tomadas. “Eu quis deixar bem claro para eles e esse recado serve para todos, que a primeira atitude tem que ser tomada em casa. Precisamos que todos tenham essa consciência e partam deste princípio. Se conseguirmos combater o Aedes em todos os imóveis, já está sendo dado um passo essencial” – avisou Emilce.

José Alves de Aguiar, diretor do SAAE, disse que a autarquia já está nessa briga há muito tempo. “Regularmente estamos vistoriando nossa sede e recolhendo os inservíveis. Tem sido assim em todos os ambientes onde o SAAE tem participação. Recentemente, fizemos uma limpeza na estação de tratamento de esgoto, que ainda não está ativa, e já programamos uma nova vistoria da equipe de endemias” – confirmou José Aguiar.

Planejamento

Após reunir-se com servidores do SAAE, a chefe do setor de Vigilância Ambiental teve um encontro com o secretário de Planejamento, Luiz Carlos Rodhes de Souza, e com a representante da secretaria de Obras, Brenda Vieira Pereira. O tema da reunião foi o direcionamento das ações a partir de agora. “Felizmente nossa equipe de enfrentamento aumenta a cada dia. Precisamos dar um direcionamento para os trabalhos, de forma que as ações sejam realmente eficientes. O secretário de Planejamento vai colocar sua equipe a nossa disposição, para organizar nossa caminhada a partir de agora” – destacou Emilce Estanislau Fialho. Disse ainda que esse planejamento, incluiu o envio de ofício a todas as instituições, órgãos e empresas da cidade. “Vamos convocar todo mundo de forma oficial. Queremos que cada estabelecimento seja vistoriado à procura de focos do mosquito. Vamos criar um mecanismo de contato com esse setor, para que eles possam retornar nossos contatos noticiando que fizeram seu papel”.

A secretaria de Obras de Manhuaçu tem realizado limpeza de alguns bairros da cidade. A partir desse momento a atuação vai seguir um cronograma que indica os pontos de maior necessidade. “Vamos criar uma escala e divulgar com antecedência para que os moradores estejam atentos. Dois dias antes da passagem no bairro vamos comunicar para que as pessoas recolham tudo que querem descartar e deixem para o caminhão da secretaria de Obras recolher” – informou a chefe do setor.

A força tarefa montada pelo Governo de Manhuaçu para combater a proliferação do Aedes já envolve todas as secretarias e departamentos da prefeitura. A equipe de enfrentamento conta com profissionais de todas as áreas e funções. Mas, sem a mobilização de toda a população, essa guerra vai ser em vão.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *