Manhuaçu: Saúde capacita seus profissionais

saude-profissionais-manhuacu saude-profissionais-manhuacu-1Durante toda sexta-feira, 20/11, representantes da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, ligados à Escola de Governo e Cidadania, estiveram em Manhuaçu para capacitar profissionais da saúde, sociedade civil e Conselho Municipal de Saúde, sobre o polo institucional de fortalecimento da gestão participativa do SUS – Sistema Único de Saúde, conhecido como Polo SUS. Ao todo 280 municípios da Zona da Mata, Campos das Vertentes e Vale do Rio Doce, estão sendo beneficiados pelo projeto. Dividido em quatro etapas, a primeira aconteceu entre maio e setembro de 2015, em dezessete cidades polos, agora acontece a segunda fase.

“É um projeto que nasce da secretaria de gestão estratégica em parceria com a UFJF por meio da escola de governo e cidadania que é um projeto de extensão. A intenção desse projeto é fortalecer a gestão participativa do SUS. É fornecer mecanismos e elementos para conselheiros municipais de saúde, gestores e cidadãos que participam do debate e que saibam a importância do SUS” – explica Caroline Mendonça, bolsista do projeto.

O psicólogo Conrado Pavel de Oliveira, facilitador do projeto, destaca ainda outro fator importante da capacitação. “Discutir com mais ênfase algumas situações que a gente vivencia dos municípios, que é da falta de equidade na assistência de saúde de algumas minorias, entre elas a população negra, cigana, LGBT, situação de rua, os povos da floresta e comunidades quilombolas. São grupos específicos que tem mais dificuldade de ter acesso aos programas de saúde. Uma das propostas da capacitação é isso, articular esses atores para fortalecer essa gestão participativa do SUS com atenção maior a esses grupos que tem mais dificuldades de acesso” – completa.

Fernando Rocha, servidor do Governo de Manhuaçu, lotado na secretaria de Saúde como profissional de educação física, atuando junto ao do NASF – Núcleo de Assistência à Saúde Familiar, destaca a importância da capacitação. “Esse é um novo olhar que estamos tendo agora para a saúde, focado na humanização dos serviços em diminuir as inequidades, diferenças que infelizmente nossa sociedade tem tanto em nível municipal, estadual e nacional. E essa proposta do polo de saúde, ela vem para trazer um olhar mais abrangente, humano, altruísta e principalmente um olha com a equidade, que é um princípio do SUS que prega que cada um receba do sistema aquilo que ele precisa” – enfatiza.

Quem também participou da capacitação foi a coordenadora de ESF – Estratégia de Saúde da Família, Adriana Verli. “É uma capacitação voltada para sabermos como vamos tratar nossos usuários a partir de agora, com um novo olhar. Olhar o ser com igualdade” – relata a coordenadora.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *