Manhuaçu: Cidade sedia etapa regional de bicicross neste domingo

pista-bicicross-2 pista-bicicrossO Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Esportes, comemora o sucesso do bicicross após o investimento feito na construção da pista de BMX, no Clube do Sol, considerada hoje uma das melhores do Estado de Minas Gerais. Segundo Victor Rocha, desde sua inauguração com a realização da etapa mineira de bicicross, a pista vem sendo utilizada pelos pilotos de Manhuaçu e região para treinamento e competições, atraindo também turistas que vem conhecer a pista.

Para o fim de semana está programada mais uma competição em Manhuaçu. No domingo, 12/07, será realizado o BMX Racer regional. “Nós teremos uma etapa regional de bicicross e estamos adequando a pista, com algumas modificações para melhora ainda mais aquilo que já estava bom” – destacou Victor.

A competição domingo é preparatória e um teste para a disputa da 4ª Etapa Mineira de BMX, programada para os dias primeiro e dois de agosto, também na pista de Manhuaçu. “Teremos mais de 120 pilotos participando desta etapa mineira que é abrangente e inclui competidores de outros estados também, incluindo Espírito Santo e Rio de Janeiro” – lembrou Victor Rocha. “Então nós teremos do dia 12 até o dia primeiro uma expectativa muito grande em relação ao esporte sobre duas rodas. É uma preparação entre corrida regional até a quarta etapa mineira de BMX” – destaca.

Vice-presidente do BMX Clube de Manhuaçu, Isak Xavier, destaca que as duas provas são importantes. A primeira é o BMX de inverno que é disputado há oito anos em Manhuaçu. “É uma competição para os pilotos de Manhuaçu e região, incluindo Muriaé, Manhumirim e Simónésia, e serve como teste para a etapa estadual”. Sobre a 4ª Etapa Estadual, em agosto, Isak destacou que é um evento maior, que envolve muitas cidades.

O piloto Francisco de Carvalho Junior, que concorre pela categoria Junior meia é um dos pilotos de ponta que disputa a prova no domingo. “Os concorrentes treinam muito para buscar o primeiro lugar e por isso é preciso estar preparado, até porque é uma categoria Champion chip, esporte olímpico” – destacou. Francisco Junior afirmou que está treinando há cerca de quatro meses e o objetivo é disputar o pan-americano no ano que vem. Sobre a pista, comentou que é de nível internacional, com grandes obstáculos e de muita dificuldade. Segundo ele, vários atletas de Manhuaçu disputam o mineiro de bicicross e alguns estão entre os oito no ranking estadual.

Evolução dos atletas

A evolução do esporte sobre duas rodas, especialmente o bicicross em Manhuaçu, deve-se à construção da nova pista. A Administração de Manhuaçu não tem medido esforços, por meio das secretarias de Obras e Esportes, para melhorar cada vez mais a pista, fazendo reparos atendendo a detalhes técnicos que os pilotos repassam. “Nós temos a melhor pista de Minas Gerais e por isso o nível do bicicross mudou muito em relação a oito e dez anos atrás porque a pista deu condições para isso” afirmou Isak Xavier. “Hoje nós temos aqui pilotos campeões de Minas, do Brasil. Tem até piloto que vai disputar o Pan-americano, então nós temos uma pista muito boa, e com isso o bicicross tem muito a evoluir ainda” – concluiu.

Foi após a construção e inauguração da pista que começaram a aparecer bons resultados envolvendo competidores da cidade. É o caso do piloto Marlon Goulart, que foi vice-campeão brasileiro representando a cidade no Rio Grande do Sul. Em 2014, o Manhuaçuense Chiquinho tambem conquistou o título disputado no Norte de Minas. Além da construção da pista, o Governo de Manhuaçu apoia os atletas para viagens e participação em competições.

A pista, além de sediar competições, oferece totais condições para que os atletas se preparem para outras etapas e provas, por ser de qualidade e considerada tecnicamente com a melhor do estado de Minas Gerais e uma das melhores do brasil. O Secretário de Esportes, Victor Rocha, informou que está entrando em contato com a Federação Mineira de Ciclismo e de BMX para a realização de uma etapa da Corrida dos Campeões. A prova é a nível internacional e reúne os campeões sul americanos e pilotos de outros países interessados. A intenção é a realização da prova em Manhuaçu no final do ano, entre novembro e dezembro, segundo Victor.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *