Manhuaçu: Saúde unifica protoloco para suplementação de ferro

ESF-FERRO-2 ESF-FERROMédicos e enfermeiros das dezenove unidades de ESF – Estratégia de Saúde da Família – de Manhuaçu participaram de reunião de capacitação. A iniciativa do Governo municipal, por meio da Coordenação de Atenção Primária, foi para o repasse de orientações sobre suplementação de ferro para crianças e mulheres grávidas.

Cerca de quarenta pessoas da atenção primária, incluindo nutricionistas, farmacêuticos, médicos e enfermeiros, participaram do encontro realizado na segunda-feira, 18/05, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a coordenadora de atenção primária, Adriana Verli, o objetivo do encontro foi repassar aos profissionais que trabalham diretamente no atendimento às comunidades em todo o município orientações sobre mudanças em relação a suplementação. “Por exemplo, criança que usava ácido fólico durante três meses apenas, agora vai usar até dois anos. As gestantes também terão que usar o suplemento alimentar” – destacou Adriana Verli.

A partir do encontro com médicos e enfermeiros, agora há um apoio para implantação do protocolo único em toda a rede, seguindo orientação de âmbito nacional.  A maioria dos profissionais já seguia a determinação junto às gestantes atendidas no município que utilizam o medicamento até o final da gestação.

Vitamina

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B. A ingestão dos comprimidos de ácido fólico serve para garantir uma gravidez saudável e o bom desenvolvimento do bebê. A vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê. No caso de crianças a medicação com ferro e ácido fólico visa diminuir a ocorrência principalmente de anemia.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *