Manhuaçu: Unidade de Saúde Petrina presta atendimento médico e odontológico

04 - ATENDIMENTO MÉDICO - Cópia 05 - EQUIPE ODONTOLOGICA - CópiaDando sequência às matérias sobre o trabalho realizado pelos profissionais de saúde em cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, a equipe da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manhuaçu prossegue com a reportagem sobre os procedimentos realizados na Estratégia Saúde da Família (ESF), do bairro Petrina.

A unidade de saúde conta com um médico, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, uma auxiliar administrativa, dez agentes comunitários, uma dentista, uma auxiliar de dentista e uma auxiliar de serviços gerais. Estes profissionais são responsáveis pelo atendimento de pelo menos 3.870 usuários, divididos em 1.112 famílias, que moram nos bairros Petrina e Sagrada Família. Deste total de usuários, pelo menos 35 são gestantes, 102 são diabéticos e 498 hipertensos.

Para a coordenadora do ESF Petrina, enfermeira Tânia Mara de Souza, o objetivo do trabalho é melhor atender todos os usuários, levando dignidade no atendimento em saúde. “Nosso foco é o acolhimento humanizado, promoção e prevenção de agravos à saúde. Nossa equipe trabalha unida para levar sempre o atendimento de qualidade aos nossos usuários. Interessante é perceber que atendemos a usuários de várias classes sociais com o mesmo empenho. Tem gente, por exemplo, que possui plano de saúde, mas prefere realizar procedimentos médicos conosco. Isso é muito gratificante para nós”, comentou Tânia.

Projetos

Na ESF Petrina são desenvolvidos vários projetos que visam melhorar o atendimento aos usuários. Além dos atendimentos comuns, os profissionais realizam várias atividades em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Dentre eles o grupo de reabilitação com fisioterapeuta e o grupo de atividades terapêuticas com educador físico.

Além dessas atividades, o ESF Petrina conta com projetos como o grupo de insulino dependentes, grupo de orientação familiar, puericultura, grupo hiperdia. “Além disso, fazemos a entrega de medicamentos e cerca de 1.150 visitas domiciliares realizadas pela nossa equipe de agentes de saúde. Fazemos 300 consultas médicas em média e 295 de enfermagens”, comentou a coordenadora.

A dentista Flávia de Andrade Gomes é a responsável pela saúde bucal na unidade Petrina. Segundo ela, pelo menos 120 pessoas são atendias mensalmente. “Fazemos a intervenção primária, com restaurações, limpeza e extração de dente. Quando um paciente chega com dor, fazemos o alívio e o encaminhamos ao SUS também para fazer canal ou retirada do siso. Além disso, temos palestras e aplicação de flúor. Vamos até as escolas e creches fazer este trabalho preventivo”, explicou Flávia.

Usuários satisfeitos

Quem vai a ESF Petrina reconhece o tratamento humanizado e atendimento acolhedor. Gilda Lemos da Silva Oliveira é uma das usuárias que reconhece o trabalho realizado pela equipe de Saúde. “Sempre que preciso venho ao postinho trazer a família e para receber atendimento também. Na verdade, fico até revoltada quando as pessoas falam mal do atendimento ou de qualquer profissional que trabalha aqui. Tenho plano de saúde, mas prefiro fazer atendimentos com os profissionais que trabalham aqui”, disse.

Para a usuária Nilza Helena Fagundes, “o atendimento primário da ESF Petrina é excelente. Uma vez, meu neto caiu e precisou atendimento urgente da dentista. Rapidamente ela o atendeu e prestou toda assistência”, informou.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Polícia

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *