Manhuaçu: Conselheiros aprovam o Plano Municipal de Saúde. Reunião extra

conselho3Na reunião extraordinária do Conselho de Saúde, realizada no dia 17/09, a enfermeira Roberta Mendes e Maria de Luz Soares, do setor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, apresentaram o Plano Municipal de Saúde para o período de 2014/2017. O Plano valoriza as propostas aprovadas na última Conferência Municipal de Saúde. Deste planejamento sairá a Programação Anual de Saúde.

Antes de ser apresentado aos conselheiros, todos os membros do CMS receberam cópia do documento com antecedência para uma análise antes de ser colocado em pauta. Após vários questionamentos, alguns conselheiros apresentaram sugestões de modificações, de acordo com as propostas aprovadas na última Conferência de Saúde. As observações foram acolhidas pela equipe e as modificações sugeridas feitas.  O atual Plano é baseado no relatório de gestão de 2013.

Uma comissão composta dos conselheiros Altair, Dilson e Maria Imaculada Dutra, acompanhará o desenvolvimento da Programação Anual de Saúde.

Palavra do vice-presidente

No início da reunião, o vice-presidente do CMS, Raimundo Ferreira Lopes, falou da importância de os conselheiros estarem unidos em prol de conquistas para uma melhoria na saúde pública do município. Frisando a falta de apoio às demandas apresentadas pelo CMS, Lopes pediu os conselheiros para que todos busquem na união a força para conquistar o que necessário em prol da coletividade. Clima e divisão entre os conselheiros só enfraquece o CMS, ao que parece, o que muitos querem, mas não conseguirão.

A conselheira Maria Imaculada Dutra,  disse que a luta de todos os membros do CMS deve ser pela saúde pública, que precisa ser discutida e debatida com seriedade por todos.

Ao final da reunião, a conselheira Dorca fez várias considerações e questionou a Secretaria Municipal de Saúde em vários pontos, um deles a assinatura de convênio para implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), sem apreciação do CMS.

Luiz Nascimento – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *