Manhuaçu: humanização na Saúde da Família. Destaque para a ESF Vilanova

esf-vilanovaesf-vilanova-3Trabalho em favor da vida. É com esta ideia que profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vilanova estão todos os dias no “postinho” do distrito para melhora atender aos mais de 6 mil usuários. Mesmo com vários percalços do dia-a-dia, médico, enfermeiros, agentes de saúde, dentistas e outros profissionais da área de saúde estão sempre à disposição para melhor atender a uma população que cresce á cada dia naquela comunidade.

De acordo com levantamento recente da Secretaria de Saúde, são exatos 6.108 usuários do ESF Vilanova, que estão distribuídos em 1.650 famílias. Destes, 2.347 estão ativos no trabalho, 596 são hipertensos, 127 diabéticos, 52 gestantes e 740 têm entre 0 e 5 anos. Mais de 10 mil comprimidos são distribuídos por semana no postinho. Além disso, todas as quartas-feiras uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) está presente no ESF para prestar os mais variados tipos de serviços, como nutricionista, educação física, dentre outros.

E o trabalho não para por ai. Os 11 agentes de saúde que trabalham no ESF Vilanova são responsáveis por uma façanha digna de poucos profissionais. Pelo 2.700 visitas domiciliares são realizadas mensalmente. Mais de 600 consultas médicas são realizadas no postinho além de aproximadamente 800 atendimentos feitos por enfermeiros. Apesar de números expressivos, ainda são insuficientes para atender a toda a demanda do distritito. Ainda assim, estes profissionais continuam se esforçando diariamente para atender a todos de forma humanizada e digna, tudo em prol de uma saúde de qualidade para as pessoas.

De acordo com o coordenador do ESF Vilanova, enfermeiro Roberto Natalino Júnior, “o trabalho desta unidade de saúde é muito importante, pois tem foco no atendimento primário. Somos a porta de entrada de todo o restante do sistema de saúde de um município. Ninguém entra no SUS, por exemplo, sem antes passar pelo ESF. O nosso objetivo é trabalhar na prevenção de doenças e promoção de saúde. A nível primário, realizamos consultas, exames e orientações, através de palestras. Além disso, distribuímos e fazemos controle dos remédios e realizamos pré-natal em gestantes”, explicou Juninho, como é conhecido.

Apesar de todas as dificuldades, o coordenador afirma que todo o trabalho possível vem sendo realizado para melhor atender ao usuário. “O povo de Vilanova é muito carente e por isso algumas vezes não conseguimos suprir todas essas necessidades em saúde somente com o nosso trabalho. Dentro das nossas possibilidades, estamos cumprindo com nossas metas, atuando com eficiência e eficácia para melhor atender ao povo do nosso distrito”, comentou.

A agente de saúde, Paola Miranda, trabalha há seis anos no ESF Vilanova. Ela explica que o atendimento é dividido por microáreas e há metas a serem cumpridas todos os meses. “Aquelas famílias que precisam da nossa visita estão sempre recebendo. Nesses encontros, agendamos exames e consultas especializadas. O nosso foco principal é a prevenção das doenças, já que o nosso público de atendimento é muito carente e necessita de uma atenção especial”, completou.

Mais médicos

Vilanova é um dos ESF’s que possui médico através do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Outra unidade que é assistida pelo programa é o de Sacramento, distrito de Manhuaçu. Só em Minas Gerais são 1.208 médicos. Em todo o país são mais de 13 mil profissionais que reforçam o atendimento principalmente da saúde básica.

Mais de 75% dos 13.235 médicos estão alocados em regiões como o semiárido nordestino, periferia de grandes centros, municípios com IDHM baixo ou muito baixo e regiões com população quilombola, entre outros critérios de vulnerabilidade. Em relação à distribuição por Região, o Sudeste e o Nordeste concentram o maior número de profissionais, com 4.170 e 4.147 médicos respectivamente. O Sul conta com 2.261, seguido do Norte (1.764) e do Centro-Oeste (893). Outros 305 médicos estão atuando em distritos indígenas.

Usuários satisfeitos

Catarina Rosa de Assis é moradora do distrito e quando necessário faz uso dos atendimentos em saúde do ESF Vilanova. Segundo ela, “não temos do que reclamar do atendimento aqui no posto. O médico, enfermeiros e demais profissionais fazem de tudo para atender da melhor maneira. Moro no distrito há mais de 20 anos e acompanhei a evolução do postinho. Sei que temos muitos problemas, mas eles nunca deixaram de nos atender. São muitas pessoas que precisam de uma consulta. Por isso a gente entende o lado deles também”, comentou a usuária.

Outra que também faz uso dos serviços em saúde prestados é a moradora de Vilanova Dulce Cristina Ramos. “Os profissionais de saúde trabalham de forma digna aqui. Apesar das dificuldades que a gente vê, sempre tem um agente de saúde que vai na nossa casa saber se estamos precisando de algo. Eu, particularmente, não tenho nada do que reclamar. Sempre fui muito bem atendida”, informou.

Bruna Carvalho também mora em Vilanova e afirma que o atendimento no ESF é humanizado e valoriza o usuário. “O trabalho deles é muito bom. Desde pequena minha mãe já me trazia aqui no postinho quando eu precisava. Hoje temos minhas filhas e as trago aqui também quando precisam de atendimento em saúde. Todos nos tratam com muito respeito”, concluiu.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *