Ubaporanga: homem vítima de linha com cerol recebe alta

joao-batista Quem vê o lavrador João Batista, de 27 anos, bem e sorrindo, não imagina o risco de vida que ele correu, após ser atingido no pescoço por uma linha de pipa com cerol. O grave acidente provocado pela linha com cerol ocorreu no último dia 12, na BR-116, quando João Batista seguia de moto com destino até a casa dele, no bairro Bela Vista, em Ubaporanga.

Ubaporanga, eu senti um ‘queimor’ no pescoço. E, na hora que eu levei a mão, eu vi que a linha já tinha cortado o meu pescoço. Parei a moto, graças a Deus, havia um amigo meu, e me levou para Inhapim. Chegando lá, o médico já fez os primeiros socorros. Depois me levaram na ambulância até Caratinga. Lá houve mais um socorro e fui para Ipatinga”, relatou.

O lavrador recebeu alta do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, na última quarta-feira, dia 27. Durante os dias em que permaneceu internado, João Batista chegou a ficar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e precisou passar por uma cirurgia delicada. O lavrador teve um corte profundo no pescoço. A linha com cerol atingiu oito veias do pescoço de João Batista. Ele se recupera bem e espera poder voltar logo ao trabalho.

Não há informações sobre de quem seria a linha com cerol que cortou o pescoço de João Batista. O cerol é uma mistura de cola com caco de vidro moído, que é aplicado sobre a linha de pipas. A ideia de quem usa o cerol é fazer uma disputa entre pipas para cortar o fio do adversário, mas os acidentes com esse tipo de linha cortante são preocupantes.

Acidentes provocados por linha com cerol

Não há uma estatística precisa, mas de acordo com levantamentos da ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas), cerca de 100 casos de acidentes provocados por linha com cerol são registrados todos os anos no Brasil. Sendo que 50% dos casos são graves e 25% são fatais.

CCJ aprova projeto que proíbe uso do cerol

Em maio deste ano, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que proíbe o uso do cerol. A proposta, que seguiu para apreciação do Senado, altera o Código Penal Brasileiro e torna crime a utilização de linhas cortantes com cerol ou semelhantes, ainda que seja para empinar pipas.

A pena a ser aplicada dependerá da gravidade da lesão provocada na vítima. O texto aprovado também altera o Código Penal para tipificar como a fabricação, importação e comercialização do cerol e da chamada linha chilena, uma alternativa importada. Também passa a ser crime o porte dessas linhas em vias e locais públicos.

Fonte: www.portal.tvsupercanal.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *