Planejamento zero: cancelada a vacinação contra raiva em 2014

caes-perambulam-ruas-Manaus-donos_ACRIMA20130325_0088_15O ano de 2014 não terá vacinação contra raiva animal. Com isso, a população de cães e gatos não será imunizada como em anos anteriores pelo Ministério da Saúde, que não conseguirá enviar as doses da vacina em tempo hábil para Minas Gerais.

Somente algumas regiões, como por exemplo Amazônia e divisa com outros países, como a Bolívia, receberão a campanha.

O Manhuaçu News ouviu a coordenadora de Vigilância Ambiental de Manhuaçu, Emilce Estanislau, que explicou os motivos do cancelamento. Segundo Emilce, o município estava com o planejamento feito para realizar a vacina e ficou surpreso com a decisão comunicada por meio da Secretaria de Estado da Saúde sobre o cancelamento, tendo em vista a incerteza quanto ao recebimento do material.

Pelo que pudemos apurar, a realização da copa do mundo e as eleições de outubro é que dificultaram a realização da campanha neste ano. O Manhuaçu News concluiu que a falta de planejamento é a principal causa. Ao invés de resolver o problema, a vacinação então foi cancelada.

Emilce Estanislau informou que a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é intensificar as ações de controle dos animais, orientar os proprietários e providenciar as medidas cabíveis para garantir atendimento necessário às pessoas que por ventura se tornam vítimas de animais.  A coordenadora da Vigilância Ambiental disse ainda que mesmo que o município de Manhuaçu queira adquirir as vacinas para imunizar isto não é possível.

Portanto, nós do Manhuaçu News concluímos com pesar que a população mais uma vez será a principal prejudicada e colocada em risco, uma vez que muitos são os animais soltos pelas ruas da cidade, e neste ano sem receber a vacina contra a raiva.

Luiz Nascimento – contato@manhuacunews.com.br

 

 

 

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *